Frente fria pode marcar retorno das chuvas volumosas nesta semana

Soja tem leve realização de lucros em Chicago nesta manhã de 4ª, mas mantém foco no clima
28 de julho de 2021
O agronegócio brasileiro segue rumo ao primeiro trilhão
26 de agosto de 2021

Para esta segunda-feira (23/08) a massa de ar quente e seco será o sistema predominante sobre todo o país, mantendo as temperaturas elevadas em boa parte da região central e norte do território nacional. De maneira geral  as chuvas terão uma distribuição irregular nas áreas onde há previsão e os acumulados não serão expressivos.

Na terça-feira (24/08) o sistema de baixa pressão que está atuando sobre o RS se configura como uma frente fria. Aliás, a atuação dos Jatos de Baixos Níveis, favorece o suporte de umidade necessária para episódios de chuvas mais intensas, particularmente no extremo-sul do estado gaúcho.

Nesta região, alguns modelos matemáticos apontam para chuvas superiores aos 50 mm e uma pequena condição para ocorrência de granizo. Na quarta-feira (25/08) a tendência é para que essas chuvas ganhem ainda mais intensidade, aumentando as condições para chuvas volumosas ainda restritas ao estado do RS, mas com a possibilidade de ocorrer sobre o oeste de SC. Ao mesmo tempo, uma massa de ar polar começa a adentrar o país, derrubando as temperaturas, inicialmente, ao sul do RS. Já na quinta-feira (26/08), essa massa de ar polar consegue avançar em mais áreas do centro sul brasileiro promovendo o declínio acentuado das temperaturas ao sul do MS, PR, SC e metade norte do RS. Além do que, a frente fria em conjunto com os Jatos de Baixos Níveis, forma um corredor de umidade sobre o oeste do continente, promovendo o retorno das chuvas sobre o estado do AC, RO, alguns pontos do noroeste do MT e sul do MS. Além de avançar de forma mais significativa sobre SC e PR, sendo que no leste do PR há condições para chuvas volumosas. Em uma primeira análise, na sexta-feira (27/08) as chuvas serão ainda mais volumosas e poderão avançar para o norte do MS e sul de SP.

 

Font: www.agrolink.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *