Os fertilizantes especiais crescem em ritmo acelerado

Preço do café bate recorde dos últimos 7 anos
17 de novembro de 2021
Irã quer trocar milho por fertilizantes
22 de fevereiro de 2022

O crescimento de fertilizantes especiais nos últimos anos

O segmento de fertilizantes especiais é composto por várias categorias de produtos: os fertilizantes minerais especiais – que têm características de formulação ou de uso diferentes dos fertilizantes convencionais, os fertilizantes orgânicos, os fertilizantes organominerais e os biofertilizantes. Podem ser líquidos ou sólidos, adequados aos diversos modos de aplicação – via folha, via solo, via sementes, via fertirrigação e via hidroponia.

A indústria se destaca ainda por sua inserção efetiva no processo de “Economia Circular”, agregando valor aos resíduos sólidos; pela sua capacidade de oferecer soluções que aumentam a eficiência dos processos nutricionais e pela implementação e difusão de boas práticas, seja na fabricação ou na utilização dos seus produtos.

Composto por 441 empresas ativas, dos mais diversos portes, o setor tem como uma de suas estratégias centrais a prestação de serviços técnicos aos seus clientes, tendo sempre como meta a melhoria de performance da produção.

Como impulsionar o valor e sustentar o crescimento futuro

A partir das análises acima, pode-se concluir que a categoria de fertilizantes especiais cresce quando se percebe claramente um valor associado aos seus produtos. Esta afirmação pode parecer óbvia, mas ela conduz à reflexão de um desafio bem particular: o que é valor nesta categoria?

A indústria de fertilizantes especiais tem uma grande oportunidade de aumentar a adesão aos seus produtos pelos produtores rurais do País, principalmente quando comparadas com outras indústrias de insumos para o setor produtivo, como sementes, defensivos e até fertilizantes minerais convencionais.

Considerando que a qualidade técnica dos fertilizantes especiais tem se desenvolvido significativamente ao longo do tempo, ancorada em empresas que investem fortemente em inovação, uma boa parte deste desafio de adesão passa por articular uma abordagem que atraia, engaje e ajude a fidelizar os produtores que ainda são desconhecedores, reticentes ou que percebem baixa relevância em seu uso.

E quando se fala em comunicação, o impulso natural é pensar nos vários atributos técnicos que deveriam ser explicados, esclarecidos ou detalhados aos produtores, como forma de persuadi-los.

Dada a vasta gama de segmentos que compõem a categoria de fertilizantes especiais, basear a comunicação apenas em atributos técnicos resultaria, potencialmente, em uma complexidade tal de mensagens que o resultado poderia ser, ao invés do engajamento, o afastamento.

 

Fonte: www.abisolo.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *